Sintomas dependência química: saiba como identificar
Vamos descobrir neste post quais são os sintomas mais comuns na dependência química, assim você estará apto para identificar e buscar tratamento.
Rafael Bertin
6/27/20244 min read


Já aprendemos aqui no blog que a dependência química é uma doença crônica que afeta tanto o dependente como familiares e a sociedade como um todo.
Sabendo disso, é melhor estarmos alerta caso você desconfie de alguém que está abusando do uso de substâncias.
Por isso, vamos descobrir neste post quais são os sintomas mais comuns na dependência química, assim você estará apto para identificar e buscar tratamento.
Continue a leitura para ficar por dentro do assunto.
Quando aparecem os sintomas de dependência química?
Em primeiro lugar, quando o usuário perde o controle sobre o uso de drogas, ele se torna realmente dependente. O uso prolongado de entorpecentes altera o cérebro e impede o usuário de interromper o uso por conta própria.
Quando o corpo do indivíduo tolera e demanda mais substâncias, isso é um sinal de alerta. Entretanto, os sintomas podem variar de acordo com o psicoativo específico que a pessoa está usando.
Seja como for, a dependência química impacta o corpo, a mente e o comportamento das pessoas. E para entender melhor cada um desses aspectos, vamos separar os sintomas por essas categorias.
Entendendo os sintomas comportamentais da dependência química
Amigos e familiares geralmente notam esses primeiros sinais. Os sintomas comportamentais podem incluir mudanças drásticas nas atitudes e nos hábitos diários da pessoa. Podemos citar:
1. Uso contínuo apesar das consequências
Muitas pessoas sabem dos efeitos negativos que as drogas causam, como apagões, infecções, alterações de humor, depressão, paranoia. Ainda que elas tenham ciência, elas continuam consumindo.
2. Falta de compromisso
Dependentes químicos podem começar a faltar ao trabalho ou à escola, perder compromissos e deixar de participar de atividades que antes eram importantes para elas.
3. Isolamento Social
Outro sintoma comum é o isolamento, ou seja, a pessoa começa a evitar amigos e familiares. Ela prefere passar o tempo sozinha ou com outros dependentes.
Inclusive essas pessoas podem negligenciar seus filhos e apresentam cada vez mais comportamento suspeito.
4. Priorização das drogas
O dependente coloca a droga acima de tudo, e começa a abandonar atividades que antes eram prazerosas para ele, como hobbies e esportes.
5. Problemas Financeiros
Os usuários costumam gastar muito dinheiro com drogas ou álcool, o que os levam a problemas financeiros.
Por isso, escutamos tantas histórias de dependentes que pegam dinheiro emprestado, vendem bens pessoais ou até mesmo roubam para sustentar o vício.
6. Comportamento de Risco
Usuários podem se envolver em situações de risco. Alguns exemplos são: dirigir sob o efeito da droga ou alcoolizado, ter relações sexuais desprotegidas ou participar de atividades ilegais para obter a substância.
Sintomas físicos comuns da dependência
Dependendo do psicoativo em questão, os sintomas físicos da dependência química podem variar, mas há alguns sinais comuns…
1. Mudanças no Peso e Apetite
As alterações no peso são comuns. Ou emagrecem significativamente, assim como ganham peso devido às mudanças no apetite.
2. Problemas de Sono
Outro sintoma frequente é a insônia ou sonolência excessiva. Visto que a pessoa pode ter dificuldade para dormir ou sentir-se constantemente cansada e sem energia.
3. Aparência Física
Em geral, os dependentes negligenciam sua aparência física ou a higiene pessoal. Parecem desleixadas, com roupas sujas, e falta de cuidados básicos como banho e escovação de dentes.
4. Indícios no corpo
O corpo começa a sofrer com o uso e apresenta alguns sinais como:
Olhos vermelhos, dilatação ou diminuição das pupilas;
Nariz sempre escorrendo ou fungando;
Tremores;
Uma fala arrastada ou devagar;
Coordenação motora prejudicada;
Odores incomuns no hálito ou corpo.
5. Sintomas de Abstinência
Quando a pessoa para o consumo, ela passa por sintomas de abstinência. Normalmente os sinais são: tremores, suores, náuseas, vômitos, dores de cabeça e dores musculares.
Sintomas psicológicos dependência química
1. Mudanças de Humor
Mudanças extremas de humor acontecem frequentemente e as mais observadas são a irritabilidade e agressividade. É possível que o dependente tenha mudança drástica em sua personalidade e atitude.
Do mesmo modo, pode haver períodos de aumento anormal de energia, nervosismo ou instabilidade
2. Ansiedade e Depressão
Sem motivo aparente, um usuário pode aparentar medo, ansiedade e depressão com a dependência química.
3. Paranoia e Alucinações
Em casos mais severos, ainda mais com o uso de metanfetaminas ou alucinógenos, o indivíduo pode experimentar paranoia, alucinações e delírios.
4. Desmotivação e Apatia
A falta de motivação para realizar tarefas diárias e uma sensação geral de apatia também são sintomas comuns. Isso pode se apresentar com a falta de motivação ou perda de interesse em objetivos e atividades que antes eram importantes para ela.
Consequências do uso de substâncias prolongado
Além de todos os sintomas a dependência pode causar problemas graves de saúde, podendo ser fatal. Portanto, podem surgir doenças cardíacas, pulmonares, hepáticas e neurológicas.
Como agir ao identificar os sintomas de dependência química
Se você identifica esses sintomas em alguém próximo, aqui estão algumas sugestões:
1. Converse com a pessoa
Inicie uma conversa aberta e sem julgamentos. Busque expressar suas preocupações de forma empática, isso pode ajudar a pessoa a se sentir ouvida e apoiada.
2. Busque Ajuda Profissional
Nessas condições, dificilmente um dependente consegue vencer sozinho. É nesse momento que a ajuda de um especialista é essencial.
Encoraje a pessoa a procurar psicólogos, psiquiatras e terapeutas especializados em dependência química. Eles podem oferecer o suporte necessário para iniciar um tratamento.
3. Ofereça ajuda
Esteja disponível para oferecer ajuda emocional e prática. Se preciso, esteja disponível para acompanhar a pessoa em consultas médicas e ambientes de apoio.
O suporte que você precisa!
Reconhecer os sintomas comportamentais, físicos e mentais é o primeiro passo para oferecer o suporte necessário e buscar tratamento.
Se você suspeita que alguém próximo esteja se tornando um dependente químico, dialogue e sugira buscar ajuda profissional.
Como psicólogo, estou pronto para oferecer o suporte necessário para identificar o melhor tipo de tratamento. Entre em contato hoje mesmo e saiba mais sobre como eu posso te ajudar.


Todos os direitos reservados.
2024 Copyright Rafael Bertin Psicologia
Desenvolvido por Joelma Entzmann para a Rafael Bertin Psicologia